quinta-feira, 18 de março de 2010

Pré História do Rio Grande do Sul







A Tradição do Rio Grande do Sul é definida como "grupo de elementos ou técnicas", com persistencia temporal. é importante salientar que tradição são hábitos de manufatura de artefatos, não de culturas. Tradição não é grupo humano, sociedade ou tribo, nem língua, cultura ou comunidade, apenas caracteristicas de confecção de objetos.




A Tradição Umbu




A Tradição Umbu era localizada nas planícies mais ao sul do estado até a encosta do planalto. Esta tradição caracteriza-se por pequenas populações (bandos de mais ou menos 25 pessoas) que ocupavam amplo território para obtenção de seus recursos de subsistência.




A Tradição Humaíta

A Tradição Humaíta era localizada em sítios que predominavam em partes altas e mais ou menos planas de ambientes de floresta subtropical, encontradas nas encostas do planalto, em matas de araucária no norte do Estado e no Vale do Alto Rio Uruguai.
Sua cultura material característica eram os grandes artefatos bifaciais, confeccionados a partir de blocos. Esses instrumentos foram chamados de "talhadores" e "raspadores", "picões", embora seu verdadeiro uso seja desconhecido.

A Tradição Sambaquiana

A Tradição Sambaquiana era localizada no litoral do estado do Rio Grande do Sul.
Exploravam o litoral, o mangue, as matas nativas no entorno dos sítios, vivendo de caça, pesca e coleta.

A Tradição Taquara

Os horticultores da Tradição Taquara habitaram o planalto do estado e possivelmente o litoral norte do estado.
Exploravam principalmente os pinheirais, caçavam animais e coletavam frutos e raízes de outras plantas silvestres. Plantavam em pequenas roças, das quais extraíam diversos produtos para sua subsistência.

A Tradição Vieira

A Tradição Vieira se localizava próximos a locais geralmente alagados, acredita-se que eles construíam as pequenas elevações para manterem o acampamento em áreas secas.
Os caçadores-coletores da Tradição Vieira já fabricavam cerâmica, mas não se sabe se desenvolveram a horticultura. Viviam da caça, pesca e coleta nos banhados, nos rios e nas florestas da região. Os sítios arqueológicos da Tradição Vieira são caracterizados pela construção de pequenos cerros, os cerritos, onde moravam e enterravam seus mortos.

A Tradição Guaraní

A Tradição Guaraní habitou-se aos vales de grandes rios, principalmente na região central, noroeste e litoral do Estado.
A Tradição Guaraní pertence ao único grupo que se pode ter alguma certeza quanto da ligação entre as fontes arqueológicas e as informações históricas.
A língua dos Guaranis atuais é a mesma que foi falada para os jesuítas no século XVII, e os objetos descritos pelos padres desta época são os mesmos que encontramos nas escavações arqueológicas.
Os Guaranis alimentavam-se de diferentes espécies de aves e peixes.
Os artefatos mais conhecidos de sua cultura material são as vasilhas cerâmicas com diferentes formas e vários tamanhos: predomina a decoração corrugada e corrugado-ungulada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário