quinta-feira, 18 de março de 2010

O índio no Rio Grande do Sul


Ao chegarem os colonizadores, o Rio Grande do Sul era ocupado por três raças de índios: os gês, os guaranis e os pampeanos.

Os Gês

Os Gês talvez fossem descendentes dos mais antigos caçadores do interior. O que é certo é que habitavam o Rio Grande do Sul já pelo século II a.C. Dedicavam-se também à caça, pesca e coleta, mas sua agricultura era insignificante.
Moravam em casas de palha, mas para o inverno abriam covas de tamanho variado, podendo atingir até uns 18 metros de diâmetro por uns 7 metros de profundidade: as Casas Subterrâneas. Este tipo de casa já se encontrava abandonado na época do descobrimento.
O casamento devia ser feito com pessoa de outro clã. Admitia-se a poligamia e por vezes até a poliandra. O pai era considerado o único responsável pelo nascimento do filho e fazia dietas e repouso (couvade ou choco) quando ele nascia.
Alguns grupos Gês entraram no Rio Grande do Sul pelos meados do século XVIII, provindos do norte, ocupando as matas do Rio Uruguai.

Os Guaranis

Os Guaranis foram os primeiros agricultores do Rio Grande do Sul. Entraram como invasores.
Pertenciam a este grupo: os Tapes, o futuro índio das Missões do Rio Grande do Sul, que ocupavam as margens dos grandes rios do Centro e Oeste do Estado; os Arachanes que habitavam a banda ocidental da Lagoa dos Patos; Os Carijós ou Patos que habitavam o litoral marítimo.
O Guaraní é considerado de caráter brando, dócil e pacato, porém indolente e imprevidente.
Além do cacique havia um Conselho Tribal que decidia os assuntos mais importantes para a tribo.
Além do cacique havia um Conselho Tribal que decidia os assuntos mais importantes para a tribo.O cacique,no entanto,podia ter mais que uma esposa o que lhe permitiria dedicar-se mais à tribo,já que entre os guaranis cabia ás mulheres as lides da agricultura,enquanto os homens dedicavam-se à caça,pesca e guerra.
Atualmente existe uns 250 guaranis nos postos indígenas.

Os Pampeanos

Designa-se como Papeanos os indios Charruas,Minuanos,Guenoas e Yarós.
Habitavam o sul do Rio Grande do Sul,o Uruguai e partes das provincias Argentinas de Corrientes e Entre Rios.
O Pampeano contribuiu muito com a mestiçagem dos peões das estância do Pampa gaúcho. A ele se devem muitos usos e costumes campeiros, como o chiripá, boleadeiras e inúmeros vocábulos.

9 comentários:

  1. Obrigado por ter escrito sobre eles..kkkkk..
    Meu trabalho vale peso=10 ai copiei de você....

    ResponderExcluir
  2. Olha, gostei muito da pagina, mais tá tudo errada, mais mesmo assim, obrigada! Vai me ajudar muito da Prova de História. Já está chegando o dia do índio e isso quer dizer; muitas pesquisas! Kkkk, mais obrigado! Beijos, escreva certo na próxima!

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus é hoje que eu tiro um 10 em história!!!

    ResponderExcluir
  4. não tem como eram as ocas dos pampeanos,
    eu preciso saber para o meu trabalho.

    ResponderExcluir